terça-feira, 15 de março de 2016

[Resenha] Verme!

| |

Título: Verme!
Autor: Jim Carbonera
Ano de Publicação: 2014
Editora: Boêmia Urbana

[Exemplar cedido pelo autor]

SINOPSE: Entre o fictício e o real, Rino Caldarola narra em primeira pessoa suas desventuras e desatinos em Porto Alegre, sua cidade natal. Inconformado pela escassez de inspiração e à procura de um lugar ao sol no cenário literário brasileiro, o protagonista é o reflexo das desilusões e dos anseios que atormentam uma sociedade cada vez mais conturbada e contraditória.

Com uma narrativa insolente e exasperada, Rino constrói e defende seu espaço pessoal utilizando-se de ironia, arrogância e de um erotismo cru. Busca desvencilhar-se de sua mãe coruja e do seu bairro que outrora fora de classe média, mas agora se elitiza em nome do progresso. E, principalmente, luta para desembaraçar sua paradoxal maneira de pensar e ver o mundo.



Rino pode ser caracterizado como vago e sombrio, prefere o contato físico ao virtual, critica a forma como as pessoas tentam fugir da realidade. Ele pode parecer ser um homem rude e grosso, mas Rino não é assim, ele apenas não aceita e não vive o padrão da sociedade. Ele é sincero e não agrada e nem ilude as pessoas com mentiras. Rino não é um personagem cruel, ele só não finge sentir o que não existe.

Verme! nos traz a realidade em que o personagem vive, sem se preocupar com padrões de beleza e comportamento.

“Assim como um verme, um parasita, fico aqui parado apenas vivendo à custa dos outros e sugando o necessário do hospedeiro para minha sobrevivência. Sem contribuir em nada para o organismo sociedade.” pg 178

Rino está a procura de inspiração para escrever seu novo livro, assim tenta buscar em seus relacionamentos e saídas. Ele vive com seus pais e sua irmã mais nova, não trabalha, e o dinheiro que tem, é ganhado com o aluguel de um apartamento que ganhou dos tios.

Entre bebedeiras, sexo e viagens, Rino tenta a todo momento escrever algo, pega inspirações em cada canto mas nada é tão forte ou bom o bastante para que o faça progredir.

A narrativa de Jim é forte e sem censura. Ele mostra Rino de uma maneira crua e explicita. Não poupa as palavras e usa bastantes analogias.

A escrita é gostosa e fácil de ler. Verme! É um livro que pode ser lido em apenas um dia. Gostei bastante dos diálogos, são bem feitos e dão inspiração. Rino relata sua vida como uma lição, uma forma de abrir os olhos e enxergar o que está em sua frente, não o que você anseia ver.




Para saber mais sobre o autor e suas outras obras, clique aqui.

Abraços, Alana.

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Fiquei com vontade de ler!!!
    Bj da Nina lá do http://palavrasdeinverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "A narrativa de Jim é forte e sem censura. Ele mostra Rino de uma maneira crua e explicita. Não poupa as palavras e usa bastantes analogias." AMO!!!

    Já estou de olho nos livros do Jim há um tempinho e a sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Algo me diz que devo gostar do estilo de escrita dele.

    Ele sempre utiliza do mesmo personagem, ou estou confundindo tudo? haha. É preciso seguir alguma ordem ou coisa do tipo?


    Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, creio que irá gostar sim!
      Sim, os livros dele são todos voltados ao Rino, olha eu creio que não, só o "Royal 47" que parece ser uma sequencia de "Verme!", pois fala até que Rino saiu da casa dos pais e foi morar sozinho. No mais acredito que não precise seguir uma ordem.

      Que bom que gostou da resenha! Beijos

      Excluir